Macrofotografia com uma objectiva 24mm?

Leram bem o título, é possível! Em particular falo-vos da Canon EFS 24mm f/2.8. Quando comprei esta objectiva o que eu queria mesmo era uma prime (zoom fixo, e com melhor qualidade) de grande ângulo para paisagem.
No entanto, como fotografia de paisagem não faz totalmente o meu género de fotografia nem é exactamente o campo no qual eu tenho muito à vontade para fotografar, comecei a experimentar com a 24mm para fotografar detalhes.

Eu uso o termo macrofotografia quando o sujeito é estupidamente pequeno e/ou detalhado que se não estivermos perto dele o suficiente não o vemos. A definição real de macrofotografia passa por uma foto tirada em “tamanho real de 1:1”, mas honestamente não acho que seja isso que delimite o que é ou não é uma macrofotografia. Se fotografaram uma formiga extremamente perto com o vosso telefone e a fotografia está focada, aí têm uma macrofotografia.

Dito isto, eu ainda quero uma objectiva macro, apesar de fazer trabalhos macro muito credíveis com o material que tenho 😅

Há um truque que têm que saber se querem fotografar macro sem comprar novo material ou acessórios. Distância mínima de foco. Este termo representa a distância mínima a que a vossa objectiva tem estar do sujeito sem que este saia de foco. No caso da Canon 24mm EFS f/2.8 a distância mínima de foco é de 0.16m (e a própria objectiva diz MACRO). Encontram esta informação na lateral de qualquer objectiva.

O meu conselho é verem todas as objectivas que já têm e escolher para fotografia macro aquela que tem a menor distância mínima de foco.
Deixo-vos abaixo algumas das minhas fotografias preferidas que tirei usando a 24mm.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: