Vouchers de Sessões Fotográficas

Olááááá,

sempre achei que oferecer experiências tem muito mais graça que comprar alguma coisa que o pessoal não vai usar. A pensar nisso decidi, finalmente, ter disponíveis vouchers com as sessões fotográficas feel good! Ou seja, podes comprar um voucher, de uma das sessões feel good disponíveis aqui, e oferecer a quem quiseres! Incluindo a ti 😉

Para adquirires os vouchers ou obteres mais informações podes falar comigo por aqui ou através das minhas redes sociais que podes encontrar no fundo da página.

Macrofotografia com uma objectiva 24mm?

Leram bem o título, é possível! Em particular falo-vos da Canon EFS 24mm f/2.8. Quando comprei esta objectiva o que eu queria mesmo era uma prime (zoom fixo, e com melhor qualidade) de grande ângulo para paisagem.
No entanto, como fotografia de paisagem não faz totalmente o meu género de fotografia nem é exactamente o campo no qual eu tenho muito à vontade para fotografar, comecei a experimentar com a 24mm para fotografar detalhes.

Eu uso o termo macrofotografia quando o sujeito é estupidamente pequeno e/ou detalhado que se não estivermos perto dele o suficiente não o vemos. A definição real de macrofotografia passa por uma foto tirada em “tamanho real de 1:1”, mas honestamente não acho que seja isso que delimite o que é ou não é uma macrofotografia. Se fotografaram uma formiga extremamente perto com o vosso telefone e a fotografia está focada, aí têm uma macrofotografia.

Dito isto, eu ainda quero uma objectiva macro, apesar de fazer trabalhos macro muito credíveis com o material que tenho 😅

Há um truque que têm que saber se querem fotografar macro sem comprar novo material ou acessórios. Distância mínima de foco. Este termo representa a distância mínima a que a vossa objectiva tem estar do sujeito sem que este saia de foco. No caso da Canon 24mm EFS f/2.8 a distância mínima de foco é de 0.16m (e a própria objectiva diz MACRO). Encontram esta informação na lateral de qualquer objectiva.

O meu conselho é verem todas as objectivas que já têm e escolher para fotografia macro aquela que tem a menor distância mínima de foco.
Deixo-vos abaixo algumas das minhas fotografias preferidas que tirei usando a 24mm.

Alternativas ao plástico numa sessão fotográfica

Seguramente já viste o uso de glitter ou algum tipo de conffetti em fotografia e os efeitos são maravilhosos. No entanto, este tipo de materiais, na generalidade, são feitos de plástico e, basicamente, impossíveis de voltar a apanhar depois de usados. As minhas alternativas preferidas a este tipo de materiais são flores, pétalas ou folhas. Se não as tiveres em casa podes sempre perguntar numa florista se têm flores ou restos de flores que já não vão usar e a que tu possas dar um novo propósito!

Prós de usar flores:
– Dependendo do efeito que queiras nas tuas fotografias podes até guardar as folhas/pétalas de umas sessões para as outras e reusá-las as vezes que quiseres, mesmo depois de secas.
– São muito mais fáceis de apanhar e guardar onde quer que estejas a fotografar, assim não tens que gastar tanto dinheiro a comprar glitter e afins.
– Se deixares alguma no chão o problema não é tão grave como se fosse plástico.
– Se fotografar na natureza é algo que faz parte do teu estilo, as flores/pétalas acabam por ligar todo o conceito.

Deixo-te dois exemplos de fotografias que tirei usando este truque. Partilha comigo as tuas!

Porquê usar adereços nas tuas fotografias?

Alguns destes adereços são, no entanto, específicos a certos tipos de sessões e devemos ter isso em consideração. Por exemplo o uso de luzes/sparkles só faz sentido em ambiente mais escuro, portanto numa sessão ao ar livre e com muito sol é impossível o seu uso, pois não transparece na fotografia. Mas falarei mais em específico de cada um deles!